15 de jul. de 2014

Livro de professores veganos trata de direitos animais na Educação


Em março deste ano ( 2014 ) foi lançada uma obra que reflete as demandas sociais e mudanças em andamento. Na escola e no mundo. ‘Educação & direitos animais’, 200 páginas, Libra Três, reúne ensaios de 11 educadores brasileiros contemporâneos. Em comum, o fato de todos serem veganos, tratando os animais não-humanos pela via da ética.

Os autores levam para o mundo acadêmico e sala de aula o combate ao especismo – a ideia que faz a humanidade amar cães e gatos, comer frangos e porcos, testar em coelhos, vestir couro de vaca, e proteger pandas e baleias.

Organizado pelo professor de filosofia Leon Denis, traz nomes reconhecidos do chamado abolicionismo animal, como a pós-doutora Sônia T. Felipe. Em pauta, vivisecção, veganismo, animais como seres de direito, consciência moral e violência.

Da Capital gaúcha participa Ellen Augusta Valer de Freitas, com ‘Estratégias de capacitação de professores para a introdução e ensino de direitos animais na educação’, texto de 16 páginas ilustrado por fotos da própria autora. Graduada em Biologia, professora e ativista, é diretora do coletivo Vanguarda Abolicionista, colunista da ANDA – Agência de Notícias dos Direitos Animais, autora do blog Desobediência Vegana, articulista, palestrante e colaboradora de veículos.

“As crianças possuem forte afinidade com animais, porém desde cedo ela são estimuladas a desprezarem o que sentem, ignorando a dor e o sofrimento que porventura possam presenciar. Como antigamente se ensinava – os animais úteis e os animais inúteis”, narra a educadora.

Pedidos do livro podem ser feitos diretamente ao editor pelo email ederaraujo@yahoo.com.br.

Fonte: Ricardo Orlandini

Nenhum comentário:

Postar um comentário