10 de dez. de 2013

A banda canadense Barenaked Ladie cancela show no SeaWorld após assistir o documentário Blackfish


Willie Nelson, Joan Jett e a banda Heart também cancelaram suas performances a pedido das petições Change.org.

A decisão veio depois que o baterista Tyler Stewart, 46, assistiu o documentário Blackfish, que foi ao ar na CNN no mês passado e que questiona as condições em que vivem as baleias orcas que se apresentam no parque aquático.

A história provocou indignação e fãs lançaram uma petição online na semana passada, pedindo para a banda cancelar seu show no parque Seaworld, em Orlando, que vai acontecer no dia 15 de fevereiro de 2014, durante o Brew & BBQ festival.

'Nós já conversamos e dicidimos não tocar no SeaWorld desta vez,' a banda indie de Ontário, Canadá, escreveu em sua página do Facebook na quarta-feira.

O anúncio veio apenas dois dias depois que Steward twittou, 'Como vocês,  já vi o filme e estamos afetados. Estamos atualmente procurando opções sobre como proceder.'

O documentário centra-se na história da orca Tilikum, que foi responsável pela morte de três pessoas,  incluindo a treinadora Dawn Brancheau, e nas consequências de manter tais animais grandes e inteligentes em cativeiro.

O filme trágico começa no tempo em que Tilikum foi capturado nas águas da Islãndia, em 1983, assediado e mantido em um tanque escuro durante horas - o argumento de Cowperthwaite é que esses fatos contribuíram para o comportamento agressivo da baleia.

'Para quem nunca questionou o hábito humano em manter animais selvagens em cativeiro e treiná-los para executar truques por comida, isto será mordaz, muitas vezes angustiante,' diz a resenha do documentário.

"Nós do Barenaked Ladies tomamos uma decisão com base no que nós sentimos. Não se trata de dinheiro, petições, ou imprensa... Mas se trata de nossos fãs. Nós ouvimos eles , e eles são importantes para nós. Suas sensibilidades ressoam com a nossa e tem sido assim por décadas. Nós crescemos juntos. Em última análise, nós tomamos a decição que nos fez sentir bem.
Obrigado por todo o apoio. Vamos vê-los em um local de concertos mutuamente agradável em um futuro próximo!", publicaram na página do facebook.

                             

Após a banda Barenaked Ladies ter cancelado o show, o cantor e compositor de música country, Willie Nelson, Joan Jett e a banda Heart também cancelaram suas performances a pedido das petições Change.org.

Joan escreveu uma carta pedindo que o SeaWorld parasse de tocar as músicas dela nas apresentações. As informações são da Associated Press.

"Estou entre os milhões que assistiram a Blackfish e estou enojada por ter tido minha música usada sem minha permissão em mamíferos marítimos sensíveis ao som", escreveu Joan em uma carta para o Presidente do SeaWorld, Jim Atchison.

Apesar de o parque ter permissão para usar “I Love Rock’n’Roll” como música de abertura do show “Shamu Rocks”, em Orlando, a música foi retirada, conforme o SeaWorld disse à AP por e-mail.

 

Fontes
Daily Mail
Associated Press


Nenhum comentário:

Postar um comentário