26 de nov. de 2013

"A Galinha Que Burlou o Sistema": Curta brasileiro já contabilizou 31 prêmios em festivais ao redor do mundo


Quico Meirelles fatura prêmios com seu curta sobre criação industrial de animais

Quico Meirelles tem apenas 24 anos, e seu curta metragem “A galinha que burlou o sistema” já contabilizou 31 prêmios em festivais ao redor do mundo. O último foi o de Melhor Curta Metragem no Festival Internacional de Cinema Ambiental, que foi entregue em Julho em Goiânia.
“A galinha que burlou o sistema” foi o seu trabalho de conclusão de curso da faculdade e, misturando filmagens e animação, conta a história de uma galinha que vivia enclausurada em uma granja industrial, mas que acredita que a vida poderia ser diferente.

Em entrevista para o portal ANDA ( site ) , Quico conta como surgiu a idéia para o filme: "Depois que comecei a pesquisar mais a fundo o assunto, a realidade da indústria de criação de animais para consumo humano me chocou muito. Com isso martelando na minha cabeça, achei que um bom jeito de tocar mais pessoas com o tema seria fazer um filme que discorresse sobre o assunto sem ser panfletário demais. Tentar construir um discurso emocionante no qual o espectador fosse informado, mas que também fosse prazeroso de assistir. Não participo de nenhum movimento social ativamente, porém após a realização do filme parei de consumir carne. O que me aproximou do tema do filme, a criação de frangos de maneira industrial, foi sua dureza, crueldade, e a maneira como há como que um véu entre consumidores e produtores, não chegando a nós, que somos quem sustenta essa indústria. A idéia de fazer um filme sobre galinhas surgiu a partir do livro "Comer Animais" (Eating Animals), de Jonathan Safran Foer, que revela um grande e detalhado panorama de todos os métodos e absurdos que a indústria de produção de animais (de bois, porcos, peixes, frangos, leite, ovos etc.) criou e pratica todos os dias, costurado com muito bom humor e uma escrita envolvente."

Quico Meirelles se tornou vegetariano após a realização do curta.

A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA ( Brasil)

2012 • cor • 35 mm / 15 min. • 12 Anos
Sinopse: Numa granja industrial uma galinha tem uma visão: toma consciência da engrenagem que rege sua vida. Mesmo enclausurada entre milhões de galinhas que não compartilham de sua angústia, ela acredita que a vida pode ser diferente.
Diretor: Quico Meirelles
Produtor: Eduardo Prado, Ana Beatriz Crespo
Produção Executiva: Bel Berlinck, Cristina Abi
Diretor de Fotografia: Cauê Laratta
Narração: Cecília Homem De Melo, Maria Flor

Assista ao filme (15 min.) online e gratuitamente AQUI.


Fontes :
Vista-se
ANDA
Curta Criativo


Nenhum comentário:

Postar um comentário