1 de nov. de 2012

1/11 DIA MUNDIAL VEGANO



Em 1994, o dia 1º de Novembro foi estabelecido como o Dia Mundial Vegano pelo presidente da mais antiga instituição vegana do mundo, a "Vegan Society" ( Sociedade Vegana ).

O termo inglês vegan (pronuncia-se vígan) foi criado em 1944, numa reunião organizada por Donald Watson (1910 - 2005) envolvendo 6 pessoas (após desfiliarem-se da The Vegetarian Society por diferenças ideológicas), onde ficou decidido criar uma nova sociedade (The Vegan Society) e adotar um novo termo para definir a si próprios e todos aqueles que quisessem ir além da dieta no boicote contra a exploração animal.
Trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan.
Em português se consideram as três primeiras e as três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano.



O que é veganismo?


O veganismo é uma postura ética baseada na não-exploração de todos aqueles que são capazes de sofrer e de prezar por sua vida e liberdade.
É a ampliação dos nossos horizontes morais para além das fronteiras de espécie, do mesmo modo que já superamos as de raça e as de sexo.

O veganismo propõe o respeito para com todas as espécies com as quais dividimos o planeta.

Pessoas em todo o mundo comprovam que a dieta vegana propicia inúmeros benefícios a saúde. Além disso, é cada vez mais evidente que a exploração dos animais está diretamente relacionada a problemas ambientais que estão devastando nosso planeta como: o desmatamento, a poluição das águas e atmosfera. No entanto a população está apática devido à falta de informação e conhecimento sobre o assunto.


Repense seus hábitos alimentares.
Informe-se sobre o veganismo.
Você pode viver sem explorar os Animais!


Saiba mais sobre o Veganismo AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário