19 de ago. de 2012

HOWARD LYMAN - UM EX FAZENDEIRO DE GADO QUE SE TORNOU UM ATIVISTA VEGANO

Howard agora é um ativista pelos direitos dos animais e faz inúmeras ações promovendo o vegetarianismo (e o veganismo) e a agricultura orgânica.

Howard Lyman nasceu em uma família de fazendeiros. Sua fazenda produzia carne e lacticínios e ele ficou por muitos anos envolvido nessa área.

Mas em 1979, Lyman foi diagnosticado com um tumor na coluna.
Diante da possibilidade de paralisia, ele começou a rever muitas coisas em sua vida, e uma delas foi a maneira como tratava os animais.
E então, ele prometeu voltar aos meios não-químicos de agricultura, se ele vencesse o câncer.
Ele sobreviveu a uma operação para remover o tumor e se propôs a transformar sua terra em uma fazenda orgânica.

 
"Vivendo em uma fazenda eu estava cercado por muitos animais. Meu cachorro estava sempre ao meu lado, e tenho certeza de que ele falava a nossa língua.
As vacas e os cavalos, todos tinham nomes, e cada um era uma criatura especial.
Eu aprendi que uma vaca poderia localizar seu filhote entre centenas de outros bezerros, e ela nunca cometia um erro.
Nossos laboriosos cavalos respondiam aos comandos verbais, então não havia dúvidas que eles entendiam nossas palavras, mas não entedíamos muito bem a deles.
Era uma época em que nunca se questionava a necessidade de produtos de origem animal em uma dieta.
O leite era o alimento mais perfeito da natureza, e isso foi acordado por todos, sem reflexões ou comentários.

Hoje, eu olho para trás com pesar, vendo como me tornei parte da indústria voltada unicamente para o lucro, sem se importar em ter um entendimento sobre os outros animais.
Levei anos para entender que somos apenas uma parte do universo e não a parte mais importante dele.
Minha experiência de vida me deu uma melhor compreensão do que está acontecendo, e o enorme erro que é acreditar que exista algo chamado abate "humanitário".
Os animais têm famílias e sentimentos, e é totalmente errado pensar que um pouco mais de 'cuidado' antes de matá-los é a resposta.
Os seres humanos não precisam de produtos de origem animal.
E quando consumimos produtos de origem animal, nós não estamos matando apenas os animais. A longo prazo, nós estamos matando o planeta e a nós mesmos.
Tenho certeza de que vai demorar muitos anos até que a maioria dos seres humanos aprendam, como eu, que ações e não palavras, são as verdadeiras provas da nossa compreensão do significado da palavra 'humano'.
Vivendo como estou agora, inteiramente vegano, me dá uma grande alegria em saber que nenhum animal tem que morrer para que eu possa viver."

-Howard Lyman


Tradução por Dani Vasques

Nenhum comentário:

Postar um comentário